De acordo com a definição adotada pela Sociedade Brasileira de
Psicomotricidade(1982), “Psicomotricidade é a ciência cujo objeto de
estudo é o homem através do seu movimento e sua relação com o mundo
interno e externo.”
Seu estudo constitui questões motoras e psico-afetivas , sendo
expressão motora (o que ele faz ) e o psico-emocional (o que ele sente).
Como a psicomotricidade tem o corpo humano e seu movimento como
principal objeto de estudo ela engloba várias áreas, tais como
educacional, pedagógica e de saúde.
Seus conceitos básicos são: o aprimoramento das funções motoras como a
lateralidade, a estruturação do esquema e imagem corporal, noção
espacial e temporal, coordenação motora fina (pequenos músculos), global
(grandes músculos), equilíbrio e ritmo. As crianças em fase de
desenvolvimento, bebês de alto risco, crianças com dificuldades/atrasos
no desenvolvimento global, pessoas portadoras de necessidades especiais:
deficiências sensoriais, motoras, mentais/psíquicas e a 3ª idade são os
que mais se beneficiam com a terapia.
A psicomotricidade oferece possibilidades do individuo perceber, atuar e
agir com as pessoas, com os objetos e consigo mesmo, está relacionada
ao processo de maturação onde o corpo é a origem das aquisições
cognitivas e emocionais. Um dos objetivos importantes desta ciência é
fazer do indivíduo um ser de comunicação, de criação e de pensamento
operativo. Assim, podemos adotar como a melhor definição para esta
ciência as palavras do grande estudioso do assunto, Dr.Ajuriaguerra: “A
psicomotricidade é a realização do pensamento através do ato motor
preciso, econômico e harmonioso.
sábado, 17 de novembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário