De que forma a linguagem Corporal vem sendo tratada no Universo escolar?
O corpo é tratado no ambiente escolar como se a sua função fosse levar a"mente" para sala de aula;
O que vemos é um corpo mantido em imobilidade, limitado e controlado em seus movimentos e expressões, sendo desprezada a história do saber corporal que cada indivíduo possui.
O que vemos é uma Escola que regula os modos de pensar, sentir, agir e mover e o corpo vai sendo posto em plano secundário, quase um desconhecido.Embora o corpo também seja um produto da educação, a escola não ensina o que é ser e viver um corpo.Há uma super valorização das operações cognitivas e a tendência a anular as experiências sensoriais e corporais; a preocupação se concentra na aquisição de habilidades de leitura e escrita como únicas formas de estabelecer relações afetivas,cognitivas e sociais e traz simultaneamente um discurso sobre o corpo dirigido para a domesticação.
Nesse sentido a escola promove um processo de descorporalização, o corpo contido, silencioso e distanciar-se do corpo, implica ao mesmo tempo afastar-se das experiências emocionais , sensitivas e sentimentais.
" A aprendizagem de conteúdos é uma aprendizagem sem corpo,e não somente pela exigência do aluno ficar sem movimentar-se,mas sobretudo, pelas características dos conteúdos e dos métodos de ensino que o colocam em um mundo diferente daquele no qual ele vive e pensa o seu corpo". (Gonçalves,Maria Augusta Salim.)
E como sermos um corpo sem vivê-lo?
Como sermos inteiros se vivemos pela metade?
Como sermos criativos sem espontaneidade?
O nosso corpo é escondido, contido, só nos restando abrir os olhos.
0 comentários:
Postar um comentário