quarta-feira, 19 de outubro de 2011



SOMOS UM CORPO OU TEMOS UM CORPO?
Merleau Ponty nos afirma que "nós não temos um corpo, nós somos um corpo e este dialoga com o mundo através de sua presença nele.Portanto é de extrema importância que o VIVENCIEMOS, que nos percebamos enquanto ser corpóreo relacionando estas experiências com a de nossos alunos para quem sabe,melhor entendê-los e entender a si próprio.
Autores como Lapierre, Aucouturier, Negrini, Falkenbach acreditam que devemos participar de vivências corporais para reconstruirmos nossos processos sensório-emocionais,e a partir deles podermos afastar nossos fantasmas pessoais,elaborarmos experiências anteriores,adquirirmos condições de darmos ao corpo á criança interior e permitir que ela inclua sua corporeidade na relação ensino aprendizagem.
A partir do momento que nossa Imagem corporal se torna positiva, todas as possibilidades de vivências motoras tornam-se ricas e repletas de significados á nível sensório-motor e emocional.
CORPOREIDADE é acima de tudo , uma presença , uma manifestaçaõ, uma visibilidade, talvez dito com maior precisão uma fisionomia, a corporeidade se estende para além dos limites do campo motor ou biológico, ela alcança a esfera da consciência e não exclui a possibilidade de transcendência,podemos afirmar com certa segurança que a corporeidade humana, é o modo de ser do homem. (SANTIM)
Sendo o modo de ser do homem, o trabalho com o corpo, com o movimento é muito mais profundo do que nós podemos imaginar,pois ao experienciarmos com nosso corpo ,estamos também vivenciando, toda uma história corporal e emocional onde conceitos,tabus,condicionamentos,crenças,malícias culturais e pessoais estão ali representadas.
Estudos comprovam de que a má relação com nosso ESQUEMA CORPORAL causam danos irreversíveis ,entre elas ,perturbações afetivas e de relacionamento.
A Educação  do Movimento é um caminho privilegiado da Educação pelas possibilidades de desenvolver as dimensões motoras e afetivas , juntamente com os domínios cognitivos e Sociais.

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