domingo, 30 de outubro de 2011

Gardner e Vygotsky

Quando falamos em Educação Inclusiva não podemos deixar de mencionar dois grandes nomes que muito contribuiram e continuam a contribuir para nos guiar . Vygotsky e Gardner através de suas teorias nos provam que o ser humano não aprende tão e sómente por um único canal. As fontes de aprendizagem variam de pessoa para pessoa e cabe ao Educador ter a sensibilidade para perceber ,observar qual a forma mais adequada para este aluno. A Teoria das Inteligências Múltiplas nos abre imensas possibilidades para colocarmos em prática o que Vygotsky diz. Do ponto de vista psicológico ,Vygotsky atribui ao brinquedo um papel de extrema importância , aquele de preencher uma atividade básica da criança, ou seja, ele é motivo para a ação.Do ponto de desenvolvimento da criança, a brincadeira traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas.Ainda segundo esse autor, a bricadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz-de -conta, como nas que exigem regras.


PROJETO INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

O projeto tem sido desenvolvido anualmente com as turmas do 3º ano do curso normal médio e aplicados para 12 turmas da educação infantil.
Foram organizados jogos por inteligências específicas,mas que atuam sempre de forma interdisciplinar e estimulam simultaneamente outras inteligências.Utilizando material reciclável foram desenvovidos 10 jogos para cada uma das oito inteligências.





 
 

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