sexta-feira, 21 de outubro de 2011

LINGUAGEM CORPORAL


LINGUAGEM CORPORAL
 
A Corporeidade não pode mais continuar sendo um sub -conceito ou um sub produto da inteligência ou da razão.A racionalidade é uma dimensão da corporeidade. A inteligência racional é uma das possibilidades mas a corporeidade possui outros tipose de inteligência e atua antes no ser humano sem o controle da inteligência racional.
Assim enquanto a Educação Física continuar guiada pela idéia de corpo-objeto, corpo-utensílio ou corpo-ferramenta manterá sua preferência pelos corpos sadios e fortes e seu desprezo pelos corpos pouco dotados, corpos doentes ou não produtivos.
Quando a Educação Física exigir como fundamento uma idéia de Corporeidade e tiver como tarefa o cultivo do corpo,não saberá mais fazer a distinçaõ entre o corpo normal e deficiente, não mais discriminará pessoas portadoras de deficiências por que não haverá mais a divisão de corpos aptos e não aptos para as atividades motoras.
Cada corpo terá sua normalidade e sua corporeidade, cada corpo é inteiro a partir dele mesmo, não a partir de modelos ou padrões elaborados a partir das funções. Não há uma Corporeidade modelo a ser implantada nos corpos, cada corpo tem sua imagem e seu esquema corporéo, a corporeidade não pode ficar enclausurada nos estreitos limites do conceito de matéria física.Toda ação corporal implica uma ação psicológica, pois o movimento não é um processo isolado e está em estreita relação com a conduta e a personalidade.

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post Home